Recomendações de livro

Olá amigos,

Conforme informado no post de atualização mensal, vou colocar aqui algumas indicações de livros sobre finanças/administração/biografias que eu li e são muito interessantes.

O homem mais rico da babilônia
George Samuel Clason
Um livro recomendado por 10 entre 10 pessoas na blogosfera de finanças é simples e fácil de ler, além de facilmente ser encontrado gratuitamente na internet. Por meio de parábolas que se passam na antiga Babilônia, o livro transmite conceitos sobre enriquecimento, tais como: adquirir conhecimento antes de investir, pagar primeiro a si mesmo antes de comprar coisas, entre outros.

Pai Rico, Pai Pobre
Robert Kiyosaki
Primeiro livro sobre finanças que eu li e, para mim, foi um “divisor de águas”, por derrubar muitos paradigmas que eu tinha. Apresenta os conceitos principais da blogosfera de finanças, que são a “corrida de ratos” (que demonstra como as nossas despesas nos tornam prisioneiros do trabalho e dos benefícios do governo) e o “quadrado do enriquecimento” (que demonstra que existem 4 formas de ganhar dinheiro: funcionário, autônomo, empresário e investidor, e as características de cada um).
Uma coisa que acho legal é o autor sempre questionar o formato das escolas hoje, pois você passa 12 anos da sua vida aprendendo um monte de coisa que provavelmente você nunca utilizará, mas não passa conceitos de finanças, marketing, vendas, que são conceitos básicos para qualquer tipo de negócio.

Investimentos Inteligentes
Gustavo Cerbasi
Livro nacional, de fácil leitura, e que mostra diversas estratégias básicas sobre investimentos, nos mais variados segmentos (renda fixa, renda variável, leilões, imóveis, commodities, entre outros). Este foi o livro que me motivou a investir pela primeira vez, tirando dinheiro da conta e colocando no tesouro direto.
Para quem não tem a menor noção de investimento, é um ótimo começo, pois explica como funciona cada tipo de investimento, e dá dicas de como investir bem e fugir de roubadas.

O milionário mora ao lado
William D. Danko e Thomas Stanley
Excelente livro, inclusive foi uma das referências para o autor de “Pai Rico, Pai Pobre”.
Com base em 20 anos de pesquisa sobre os hábitos de consumo dos milionários dos EUA, dois pesquisadoras demonstram o que realmente diferencia alguém rico de alguém que apenas tem muitas despesas e/ou bens muito caros mas está cheio de dívidas.
Desde compra de carro até se fornecem ou não dinheiro para os filhos, o livro aborda vários aspectos da vida, com vários exemplos. Inclusive algumas situações eu pude reconhecer pessoas próximas a mim que faziam exatamente como no livro.

Sonho Grande
Cristiane Correa
O livro conta a trajetória de três empresários: Jorge Paulo Lemann, Marcel Teles e Alberto Sicupira, que juntos fundaram a 3G Capital e se tornam sócios de grandes empresas. Também são os donos da maior cervejaria do mundo, a ABInbev (dona de marcas como Antartica, Skol e Budweiser), do Burguer King e da Heinz.
Fala desde a infância até o ano de 2013, mostrando o que os diferencia de outros empresários e algumas práticas adotadas nas empresas do grupo.
É um livro que serve como inspiração para trabalhar duro e se tornar um profissional melhor. Um ponto legal é que o livro trata também dos fracassos e erros durante a trajetória de vida deles.

É isso.

Abraço e boa leitura

Comentários

  1. Cara...voce viu a REAL NUA e CRUA de como funciona..Voce ja leu os livros de Nessahan Alita? Depois leia e verás como funciona o sistema feminino.

    ResponderExcluir

Postar um comentário